Porque um blog e não (apenas) Redes Sociais?

Porque um blog e não (apenas) Redes Sociais?

Hoje em dia vejo muitas meninas focadas em alguma rede social. Que tenham um Instagram ou um Facebook para negócios, e nada mais. Mas porque isso não é certo?

Uma das coisas mais certas e que vocês já devem ter ouvido também é que, as redes sociais não são nossas. Do mesmo jeito que o Orkut e tantas outras acabaram, o Facebook e Instagram também podem acabar. E se elas acabarem de um dia para outro, você terá o que? Nada! A menos que você tenha um complemento com outras redes sociais ou tenha captado contatos de seus seguidores.

Sem contar que as redes sociais mudam a todo momento os seus algoritmos, e toda hora você é prejudicada por eles (ou acha que não?!). O único lugar onde você faz "as suas leis" é no seu blog ou site. Ele é seu, e isso ninguém pode mexer (contanto que você siga aqueles conselhos de backup - nesse post).

Por isso, as redes sociais, devem ser complementos e não suas únicas fontes de conteúdo e formas de ganhar dinheiro online.

E Porque Valorizar e Melhorar seu Blog?

Além disso, as redes sociais não ajudam as empresas com o google como os blogs. Isso porque o conteúdo que a gente escreve nas redes, não fica linkado no google, igual o conteúdo do blog. Então aquele post de um produto que você fez no instagram, durará aquelas 24 horas e depois será esquecido.

Enquanto que, se você fizer um conteúdo do produto em seu blog, e uma pessoa pesquisar sobre esse produto no google daqui um ano, pode achar seu blog e seu conteúdo, e talvez, até comprar com o link do seu post.

Por isso, muitas empresas fecham parceria com blogueiras, e não com meninas que tenham só redes sociais. Empresas estão pensando em campanhas de longo prazo, e para isso, os blogs são muito importantes. Elas querem fazer Link Building com as blogueiras.

O que é Link Building?

Link Building é o trabalho de conseguir links direcionados para suas páginas, em outros sites e blogs da internet. Para as empresas isso é muito importante, pois ajuda no hackeamento orgânico (não pago) no google.

Então, quando você faz um post divulgando alguma empresa ou produto, mais do que mostrar aquele produto para seus leitores, a empresa está pensando no longo prazo, o quanto se beneficiará com os links dela em seu blog.

Mas é importante saber que, não é tão fácil quanto parece, "vender" seu blog para uma empresa anunciar. Colocar o link em qualquer blog não funciona para o google. Por isso as empresas selecionam blogs, analisam desempenho e conteúdo. Pois um blog com boa reputação para o google, é um blog que ajudará mais a empresa.

Por isso, você blogueira, precisa dedicar-se a um bom conteúdo em seu blog, posts bem escritos, em trafego, onde outras pessoas acessam e visitam, deixando comentários que agregam. Além disso, a parte estrutural do blog é muito importante para o google. Um blog leve, com imagens que não são pesadas, que abre o conteúdo rápido nos celulares, é muito importante. Mas falamos mais sobre isso no próximo post.

12 comentários

  1. Eu sou blogueira por hoobie e tenho alguns poucos seguidores e por conta da faculdade acabei deixando de lado um pouco o meu blog. Em 2020 quero voltar de fato com as postagens, mas quero fazer de forma mais profissional, quero que se torne um trabalho, uma renda extra para manter meu blog e o todo o trabalho que ele dá, mas que ao mesmo tempo é bastante prazeroso.
    Este post explicou bem algo que eu ficava na duvida, amo o blog, mas parece que as redes sociais vem tomando conta de tudo, mas acredito que os blog nunca vão sair de "moda".

    Beijos, amei seu novo blog Monique.
    https://garotaeraumavez.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Monique!

    Adoro ter blog, concordo que pra localizar os posts no Google é muito mais fácil do que pelas redes sociais, além de dar um destaque, e adorei as dicas e as explicações no post!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. sou apaixonada pelo meu blog que é meu cantinho, bem bacana seu post explicando bem como ter melhor visibilidade

    ResponderExcluir
  4. No início, eu tinha o blog apenas pelo Blogger, com um domínio que nem era meu, mas só para teste, afim de saber se era isso mesmo que eu queria e gostava de fazer, escrever e passar conteúdo para as leitoras. Depois, criei um Instagram para meu blog e após um tempo, fiz um site com um domínio meu. Hoje em dia vejo o quão importante isso é, ter algo que chamamos de MEU! Ngm pode tomar, é o seu pequeno mundo em forma digital. Eu amo demais!

    ResponderExcluir
  5. Realmente você fica a merce dessas redes sociais, eles fazem o que querem de repente deixam de mostrar seus posts ou até mostram nas isso não gera resultados ao ponto de você viver de rede social. Eu mesma tinha meu instagram com um super engajamento mais de 200 mil impressoes, varios salvos, varias postagens nos storys e curtidas tinha muito alcance mas eu não conseguia lucrar com ele não vendia um produto se quer por la. É muito limitante nem se pode colocar link na descrição. Eu fui resolvi recomeçar e arquivei a maior parte das minhas postagens e estou recomeçando e começei com o blogue também e vejo que é o melhor lugar para você trabalhar.
    https://thifanysantosoficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu nao sabia de todas essas informações. Mto bom saber um pouco mais

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, eu sou blogueira já tem anos, e amo o blog, o meu blog, tanto é que nem tenho perfil no instagram mais, apenas Pinterest que me ajuda nas divulgações. as redes sociais podem acabar a qualquer momento
    https://www.mundodasmulheresbrasil.com/

    ResponderExcluir
  8. Sobre as outras redes sociais estarem sempre em mudanças é real mesmo, próximo ano quero melhorar o meu cantinho.

    ResponderExcluir
  9. Estou na blogosfera desde de 2005 e realmente ela dá muito mais segurança do que qualquer rede social para quem trabalha com criação de conteúdo.
    Muito bom o teu post!

    ResponderExcluir
  10. Oi
    eu gosto muito do blog, mas hoje em dia realmente não é muito valorizado por outras pessoas, mas é bom escrever suas ideias.

    ResponderExcluir
  11. Concordo muito, até porque redes sociais são bem volúveis, o twitter já foi super bombado, o facebook também, agora o público e o foco dessas redes são outros, o blog é mais duradouro e para mim mais rentável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. E olhando pelo lado da empresa, como falei no post, um blog traz muito mais vantagens, por isso elas pesam muito escolher blogs em vez de redes sociais.

      Excluir